O PSD de Matosinhos, deu nota pública de que o Centro de saúde de Santa Cruz do Bispo está encerrado não por causa da Pandemia mas sim por falta de pessoal e que o tem sido transmitido aos utentes é de que o centro de saúde não iria reabrir para procurarem médico de família, nas freguesias de Perafita e Matosinhos.
1 – Ora a ser verdade a notícia da construção de um novo centro de saúde, onde vai ser a instalação do mesmo?
2 – Vai ser efetuada a reconstrução ou requalificação do atual edifício ou já está identificado o terreno para a construção do novo centro de saúde?
Assim, o PSD local em conjunto com o deputado Alberto Machado visitou a freguesia em questão para atestar junto da população e das forças vivas da freguesia a situação.
Posteriormente o deputado Alberto Machado, vice-presidente da comissão parlamentar da saúde e presidente da distrital do PSD Porto vai levantar a questão na Assembleia da República.
Perante estas graves falhas e opções erróneas no S.N.S. em Matosinhos assistimos, atónitos e surpresos, a um silêncio ensurdecedor da Câmara de Matosinhos.
O PSD não pactua com esta situação e decisão do governo e não alinha com o silêncio comprometedor da Câmara de Matosinhos, em benefício do atual governo. O centro de saúde de Santa Cruz do Bispo foi encerrado e as respostas dadas pela ULSM não servem a nossa população!
O PSD não vislumbra quais as novas respostas assistenciais que estão a ser prestadas, quando sabemos a dificuldade que os utentes tem de marcar uma consulta, quando a resposta domiciliária existente é quase inexistente face às necessidades da população, quando o PSD de Matosinhos sabe que os utentes do centro de saúde de Santa Cruz do Bispo têm sido a deslocados para outras unidades de saúde!
O PSD também sabe que o centro de saúde de Santa Cruz do Bispo não tem médicos no ativo, pelo que sem médicos, não há consultas, logo não há alternativas assistenciais. Pelo que a ULSM está a adiar um problema sem uma solução que dê resposta às necessidades dos utentes centro de saúde de Santa Cruz do Bispo