Mobilidade na área metropolitana do Porto – O silêncio cúmplice de Luisa Salgueiro perante a inoperância de Pedro Nuno Santos.
Em 2020, foi criado um grupo intermunicipal para encontrar soluções para os problemas de mobilidade envolvendo a A28, a VCI e a Estrada da Circunvalação. Estiveram previstos mais pórticos na A28, o que sobrecarregaria os matosinhenses, residentes no Norte do concelho. Luísa Salgueiro aceitou as soluções apresentadas, mas, devido ao aproximar das eleições autárquicas, recuou. Luísa Salgueiro tem entradas de leão e saídas de sendeiro.
“A verdade é que Matosinhos, devido à sua localização estratégica, paredes meias com a cidade do Porto e com infraestruturas portuárias e aeroportuárias, sofre de forma drástica com a falta de mobilidade na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente na congestionada A28 e na rotunda dos Produtos Estrela”, argumenta Bruno Pereira, vereador e Presidente do PSD de Matosinhos.
“Novos pórticos e mais taxas não são a solução para o problema de mobilidade. Uma solução temporária pode passar por proibir que, em horas de ponta, veículos de transporte de mercadorias circulem na VCI, na Circunvalação e na rotunda dos Produtos Estrela”, defende Bruno Pereira, vereador e Presidente do PSD de Matosinhos.
A incapacidade da autarquia de Matosinhos, levou Luísa Salgueiro a responsabilizar o governo do seu próprio partido, nomeadamente as Infraestruturas de Portugal. Esta entidade é da tutela do Ministério das Infraestruturas, liderado, de 2019 a 2022, por Pedro Nuno Santos – hoje, Secretário-Geral do PS e candidato a Primeiro-Ministro, e do qual Luísa Salgueiro foi mandatária nacional nas recentes eleições internas do PS.
“É de lamentar o silêncio comprometido, cúmplice e submisso da Câmara Municipal de Matosinhos de hoje e durante os últimos anos da governação socialista, visto que só agora responsabilizar o governo pela inoperância na mobilidade na VCI, A28 e Estrada da Circunvalação”, argumenta Bruno Pereira, vereador e Presidente do PSD de Matosinhos.
Luísa Salgueiro recomenda o voto em Pedro Nuno Santos para Primeiro-Ministro, mas ao mesmo tempo critica a inoperância de Pedro Nuno Santos enquanto Ministro das Infraestruturas.
“Luísa Salgueiro e Pedro Nuno Santos tudo prometem e nada executam.” Desde o início do seu mandato autárquico, em 2017, nada de relevo foi construído para melhorar a mobilidade em Matosinhos”, afirma o vereador social-democrata Bruno Pereira.
Os autarcas do PSD de Matosinhos, já apresentaram soluções diversas para os problemas de mobilidade, contrariando a apatia da Câmara Municipal de Matosinhos, do Ministério das Infraestruturas e da Metro do Porto, pois existe a necessidade de aperfeiçoar e reformular a rede de metro, que em alguns troços se encontra em sobreposição e em conflito com a rede rodoviária, criando um impacto negativo na mobilidade dentro do concelho.
“O PSD exige um projeto de mobilidade com soluções viáveis e normalizadoras do trânsito para o concelho Matosinhos e critica a ausência de decisões por parte das entidades públicas, as quais em vez de resolverem os problemas, aumentam-nos por sua inércia.” afirma Bruno Pereira, vereador e Presidente do PSD de Matosinhos.
Bruno Pereira
Vereador e Presidente do PSD de Matosinhos.