Investimentos para Arruamentos no Concelho
O PSD de Matosinhos ciente das dificuldades de mobilidade em que os matosinhenses vivem no seu dia-a-dia e do excessivo trânsito no concelho, após ter apresentado propostas para melhorias nos transportes públicos, propõem agora a criação de novas vias municipais, estruturantes e impactantes na circulação rodoviária em Matosinhos.
“A verdade, é que Matosinhos devido à sua localização estratégica, paredes meias com a cidade do Porto e com infraestruturas portuárias, aeroportuárias sofre de forma drástica com a falta de mobilidade na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente na congestionada A28 e na rotunda dos Produtos Estrela.”.
Consciente das suas responsabilidades políticas o PSD de Matosinhos, e seus autarcas, apresentam um conjunto de propostas de planeamento e ordenamento do município, corrigindo assim desequilíbrios estruturais persistentes, que permitam uma maior fluidez de trânsito e uma melhor mobilidade viária em Matosinhos:
– Urge criar uma via paralela entre a A28 e a frente marítima a Norte que permita que todos os munícipes que residem na parte norte do concelho (Leça da Palmeira, Perafita, Lavra, Santa Cruz do Bispo) não tenham todos os dias de circular em autoestradas e diminua tempos de deslocação, ou seja uma avenida municipal entre a rotunda da BP em Perafita e a rotunda de acesso a Lavra. Tal avenida permitirá a requalificação urbanística da zona e uma melhoria na mobilidade daquela área, a qual é já de si carente de transportes públicos.
– Deve ser executada uma saída da A28, no sentido Matosinhos – Porto, antes do Hospital Pedro Hispano, a qual culminaria na rotunda dos Golfinhos na Senhora da Hora. Tal arruamento iria permitir uma melhoraria drástica na mobilidade da Área Metropolitana do Porto, libertando a já congestionada A28 e retirando veículos da rotunda Produtos Estrela.
– A avenida paralela ao Metro, de ligação do centro da Senhora da Hora, da estação de Metro Fonte do Cuco até à rotunda da A4 em Custóias, deve ser continuada, para que exista uma retirada de veículos de circulação do tecido urbano, um aumento da fluidez de trânsito e melhoria da mobilidade viária em Matosinhos.
– Para acautelar, também, futuros investimentos empresariais na envolvente da Via Norte, e um expectável aumento exponencial de trânsito, importa planear ligações interfreguesias independentes da estrutura viária principal nacional (autoestradas ou vias rápidas), pelo que se propõe a ligação da rotunda sita na Mainça em Leça do Balio até Picoutos em S. Mamede de Infesta (passando pelos terrenos da antiga indústria Novinco), acautelando urbanisticamente para futuro esta área do concelho.
Recorde-se que o PSD de Matosinhos já sublinhou ainda a necessidade de Matosinhos e a Metro do Porto optarem por realizar empreitadas de aperfeiçoamento e reformulação da rede de metro, a qual em alguns troços se encontra em sobreposição e em conflito com a rede rodoviária, criando um impacto negativo na mobilidade dentro do concelho.