Investimentos para o Metro no Concelho

 

Na altura em que se comemora 20 anos da sua existência, são necessários novos projetos para a rede de Metro no concelho, nomeadamente um plano de investimentos na rede de Metro em Matosinhos, numa altura que a empresa assume um plano de expansão da rede de metro, tendo por base o Plano Nacional de Investimentos (PNI) 2030 ou ainda verbas do Plano de recuperação e resiliência.

Deve ser dada prioridade a uma linha para o Norte do concelho de Matosinhos, para Leça da Palmeira, que sirva a Exponor, as novas zonas residenciais que estão na calha e acautelar o futuro do que vier a ser construído nos terrenos da Petrogal, seja habitacional, empresarial ou serviços, permitindo também o acesso às zonas balneares, por via metro.

A verdade, é que esta linha devido à sua localização estratégica, paredes meias com a cidade do Porto e com infraestruturas portuárias, aeroportuárias e viárias inigualáveis permitiria melhorar de forma drástica a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, libertando a já congestionada A28 e a rotunda Produtos Estrela.

O PSD de Matosinhos consideram que devem diversificar e priorizar soluções dinâmicas, corrigindo desequilíbrios estruturais persistentes, tais como abolir as barreiras arquitetónicas existentes para pessoas com mobilidade reduzida, assegurando assim a igualdade de acesso às infraestruturas e locais públicos. Mais devem optar por realizar empreitadas de aperfeiçoamento e reformulação da rede de metro, a qual em alguns troços se encontra em sobreposição e conflito com a rede rodoviária, criando um impacto de mobilidade nefasto dentro dos concelhos, como facilmente se exemplifica, nas rotundas do metro na saída da A4 para Matosinhos (rotunda da Avenida da República), na entrada para o Hospital Pedro Hispano ou ainda na rotunda da ESAD, sita nas imediações do NorteShopping.

 

O facto de o metro ser de superfície nestas rotundas, origina um conflito de mobilidade desnecessário, pelo que nestes locais, o metro deve ser configurado para curtas extensões de túneis subterrâneos, projetos de baixo custo, mas com alto impacto na mobilidade dentro do concelho.

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