PSD/Matosinhos acusa câmara local de “hipocrisia ambiental” por não separar lixo
Matosinhos, Porto, 09 mai 2023 (Lusa) – O PSD/Matosinhos acusou hoje a presidente da câmara local de “hipocrisia ambiental” por acolher nos Paços do Concelho a realização de um Fórum da Sustentabilidade na quinta e sexta-feira quando, nos edifícios municipais, não tem contentores de reciclagem.
Em comunicado enviado à Lusa, o presidente do PSD/Matosinhos, Bruno Pereira, considera que Luísa Salgueiro, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), segue a máxima “olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço”.
“A Sociedade Ponto Verde há anos que solicita a separação de resíduos, as crianças já o fazem nas escolas e a sociedade civil reconhece e evolui na sua prática, mas a presidente da Câmara de Matosinhos não implementa estas medidas, pois nos Paços do Concelho, por exemplo, não existem contentores para a recolha e separação de embalagens plásticas e metálicas, de papel, cartão e vidro”, disse social-democrata.
Na sua opinião, as boas práticas ambientais e de gestão de resíduos não são só para “inglês ver”, devendo ser seguidas por todos como forma de salvaguarda da qualidade de vida das gerações futuras.
Bruno Pereira critica o facto desta autarquia, do distrito do Porto, acolher um Fórum da Sustentabilidade quando nos paços do concelho e edifícios municipais não faz separação de resíduos.
De acordo com o social-democrata, a socialista Luísa Salgueiro “promove a sua imagem eleitoral e usa de maquilhagem ambiental” ao receber eventos ligados às questões ambientais quando, na câmara que gere, “varre o lixo para debaixo do tapete”.
“Os vereadores do PSD ainda na última reunião do executivo alertaram para o facto de não se realizar a separação de lixos nos Paços do Concelho e restantes edifícios municipais sendo que, até ao presente, nada foi feito”, lamentou.
Matosinhos, acrescentou, deve dar o exemplo, ser líder e guia nesta matéria para ter autoridade na alteração de hábitos para a sustentabilidade ambiental, promovendo a qualidade de vida.
Contactada pela Lusa, a Câmara de Matosinhos escusou-se a fazer comentários sobre o assunto.
A página oficial do município publicita que na quinta e sexta-feira recebe o Fórum da Sustentabilidade na qual estima a participação de mais de 20 especialistas nacionais e internacionais da política à energia, da arquitetura às finanças e da economia à inovação.
O fórum foi dividido em três painéis com as temáticas: “Tendências globais na energia”, “Construir um futuro sustentável e inclusivo” e “Objetivos e políticas para uma Europa sustentável”.
SVF // LIL
Lusa/Fim