PSD pretende praias acessíveis e utilizáveis todo o ano
A praia de Matosinhos é a principal praia urbana da área metropolitana do Porto, a única com acesso pelo Metro, local privilegiado para o lazer de todos os matosinhenses e para aqueles que não são do nosso concelho.
Matosinhos tem cerca de 12 quilómetros de costa, na verdade os seus areais e zonas balneares precisam de ser dignificadas, para que a nossa exposição Atlântica seja otimizada e consequentemente valorizada. Esta exposição marca-nos na cultura de mar e pesca, nas atividades náuticas, na atividade portuária, mas também à mesa, pelo precioso peixe de Matosinhos.
Estes são fatores diferenciadores de Matosinhos que pela sua autenticidade, devem posicionar Matosinhos em um crescimento virtuoso, compatível com os justos anseios dos matosinhenses, sem abdicar da qualidade de vida e auxiliar no desenvolvimento económico e social.
O nosso objetivo é que todos possam aproveitar das nossas praias durante todo o ano, e não somente no verão. Devem ser tomadas medidas, por forma a conseguirmos dar uma resposta completa e devidamente abrangente, satisfazendo necessidades básicas visto que todos tem o direito a usufruir da praia de Matosinhos sem qualquer limitação.
O PSD defende um caminho claro, eficaz e eficiente pelo que apresentamos as seguintes propostas para implementar nas nossas praias:
1 – Aplicar e cumprir um Plano Municipal de Acessibilidades, para que os cidadãos com mobilidade reduzida consigam aceder e aproveitar das nossas praias autonomamente. Esta proposta deve ter um impacto extremamente importante nas acessibilidades às nossas praias por parte de pessoas com mobilidade mais reduzida. As infraestruturas do concelho devem ser de fácil acesso por forma a promovermos a sua utilização por parte de todos, tais como inclusão de passadeiras no areal, levando o cidadão o mais próximo possível da água, tal deve ser acompanhado da construção de rampas junto a degraus;
2 – Construção e instalação de infraestruturas de apoio às equipes da proteção civil de Matosinhos, nomeadamente nadadores-salvadores, quer para apoio aos utentes / veraneantes.
3 – Criar infraestruturas para que os desportos coletivos de praia sejam praticáveis todo o ano (seja voleibol, futebol, andebol ou rugby de praia), o Município deve investir na conceção de infraestruturas que permitam a realização de atividades desportivas nacionais e internacionais, durante todo o ano, promovendo a internacionalização de Matosinhos e a sua marca para fora de portas;
4 – Instalar circuitos de manutenção, mobiliário desportivo específico e parques infantis nos espaços verdes e nas praias, para que todos possam aproveitar espaços de atividade física e de lazer, que possibilitem a prática de exercício conjugado com o entretenimento das crianças, tornando o concelho mais amigo das famílias;
5 – Instalação de sistemas de vídeo vigilância para utilização das autoridades policiais, por forma a prevenir a criminalidade e auxiliar as autoridades policiais na sua intervenção e resposta em caso de necessidade. O sistema de vídeo vigilância deve ter em consideração a reserva da vida privada e deve ser vedada a possibilidade de captar imagens em locais sensíveis, como habitações particulares.
Vereador e Presidente do PSD Matosinhos,
Bruno Pereira